Direto ao ponto

Estádio José Pinheiro Borda - Beira-Rio - Porto Alegre

O Beira Rio foi construído em grande parte com a contribuição da torcida, que trazia tijolos, cimento e ferro para a obra, inclusive do interior. Nesse sentido, havia programas especiais de rádio, para mobilizar os torcedores colorados em todo o Rio Grande do Sul. Consta que até Falcão, mais tarde ídolo colorado, chegou a trazer tijolos para a construção.
O primeiro jogo sediado no Beira-Rio foi um amistoso do Internacional contra o Benfica de Portugal, de astros como Eusébio e Torres. O primeiro gol do estádio foi marcado por Claudiomiro, e o jogo terminou 2x1 para o Internacional no dia 6 de abril de 1969.

O Beira-Rio é o maior estádio do Rio Grande do Sul. Atualmente está sendo reformado, porém totalmente funcional, do gramado às tribunas de honra e imprensa.

Das melhorias propostas para atender às demandas da FIFA, a colocação de cadeiras em todos os setores do estádio está praticamente acabada, bem como a reforma de vestiários, copas, banheiros, elevadores, suítes, áreas de aquecimento e camarotes. O estádio, segundo o clube, pode receber um público de 61 mil torcedores, mas que por exigências da FIFA e por questões de segurança para o torcedor, anuncia capacidade de 56 mil. Tanto o pórtico principal da Avenida Padre Cacique quanto o interior do museu e áreas sociais foram remodelados. O complexo conta também, desde o início de 2006, com um moderno sistema de catracas eletrônicas e carteirinhas sociais munidas de chips que garantem o fácil acesso em cada setor do estádio para os mais de 45 mil sócios do Sport Club Internacional.
Um grande letreiro luminoso, contém a inscrição "Campeão do Mundo 2006", ladeado pelo escudo comemorativo do clube, com a coroa relativa à conquista da Tríplice Coroa (Libertadores, Mundial de Clubes e Recopa, na mesma temporada) e os louros do tricampeonato brasileiro invicto.

Ainda no complexo Beira-Rio, encontram-se uma capela, o Centro de Eventos DTG Lenço Colorado, bares, lojas, uma agência bancária e estacionamento para 3 mil carros. Anexo, há o Parque Gigante, onde se encontram as dependências de esporte e lazer do Sport Club Internacional, em treze hectares às margens do Guaíba.

O Gigantinho

Com capacidade de até 13 mil pessoas, o Gigantinho é uma divisão do Estádio Beira-Rio, onde são realizados jogos de futsal, além de eventos musicais, culturais e educacionais.

Apesar de também servir para jogos, o Gigantinho é mais conhecido por ser o único local para shows e espetáculos de grande porte na cidade. E, por isso, passará, em breve, por uma reforma para melhoria das instalações.

Entre os shows recentes realizados estão Evanescence, Santana, Hanson, Red Hot Chili Peppers, The Offspring, Ivete Sangalo, Scorpions, Nightwish, Iron Maiden e Avril Lavigne entre outros. Foi também o único lugar do país a receber por três vezes seguidas o grupo RBD com público total de 20 mil pessoas e serviu de para montagens de musicais como O Mágico de Oz e Disney on Ice, com bons resultados de público. Duas vezes por ano, o jornal Zero Hora utiliza o Gigantinho para provas de simulação de vestibular.
Dados do Estádio:
Capacidade: 56 mil pessoas
Recorde de público: 106.554 (Seleção Gaúcha 3x3 Seleção Brasileira - 17 de junho de 1972)
Medida do campo: 108 metros de comprimento x 72 metros de largura;
Tipo do gramado (dotado de sistema de drenagem): Bermuda Green (importada dos EUA);
04 Bilheterias/68 guichês;
24 portões;
6 elevadores (dois nas Cadeiras, um nos Camarotes, dois no Ginásio Gigantinho e um no pórtico de entrada do estádio);
39 banheiros (20 masculinos e 19 femininos);
Loja InterSport, Agência Banrisul, Loja de Celulares, Churrascaria Montana Grill no Parque Gigante;
5 suítes equipadas com ar condicionado, internet, sofás, mesas e televisão;
4 vestiários, sendo 2 para o time profissional com banheiras de hidromassagem, área técnica, área para aquecimento, departamento médico, 1 para os árbitros e 1 para as categorias de base;
4 campos suplementares de treinamento das categorias de base e do time profissional;
Estacionamento para 3.000 veículos.

Conheça o projeto Gigante para Sempre




2 Comments:

  1. Lucas Conrado said...
    É... taí uma boa lição a ser aprendida em Minas. O Mineirão é muito bonito, está até arrumadinho, mas lendo o que o Beira Rio tem, o estádio da Pampulha ainda tem muito a arrumar...
    Quando fui conhecer o Mineirão, tinha uma família de gaúchos que disse que tem um estádio em PoA cujas cadeiras são coloridas pra dar a impressão que está sempre cheio. É o Beira-Rio?
    Essa imagem do Beira-Rio nas margens do Guaíba ao por do sol é muito linda! Eu vi pela primeira vez num jogo da Seleção, há alguns anos e fiquei doido com a imagem.
    Quanto ao Gigantinho, sempre via as imagens dele, mas nunca tinha lido nada sobre. Gostei das informações.

    Está aí mais um lugar pra eu conhecer quando eu for em Porto Alegre. Espero que seja em breve.

    Abraço! Saudações Atleticanas!
    Lucas Conrado said...
    To vendo o vídeo agora. Vai ficar fino demais o estádio e as estruturas ao redor! É o Inter que vai financiar tudo isso?
    E o jogo que eu vi acho que foi esse de 2005.

Post a Comment




Copyright 2006 | Andreas02v2 by GeckoandFly and TemplatesForYou | Design by Andreas Viklund
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.TFY Burajiru